CENTRO‎ > ‎Artigos sobre Yoga‎ > ‎

Porque meditar?

Publicado a 29/08/2016, 12:30 por Niranjana Saraswati   [ atualizado a 29/08/2016, 16:30 ]
Muitas pessoas pensam que através da prática da meditação podemos deixar de ter pensamentos na mente.

O objectivo da meditação não é acabar com os pensamentos: é a natureza da mente gerar pensamentos de toda a espécie e feitio - quer pratique ou não meditação.
O propósito da meditação é apenas observar essa chuva de pensamentos.

O que acontece é que com frequência é a maioria de nós nem se quer percebe a quantidade e qualidade, velocidade e frequência dos pensamentos que são gerados pela nossa mente.
Mas quando nos sentamos com a mente e a observamos começamos a tomar consciência disso...

O objectivo da meditação não exterminar os pensamentos ou colocar a mente num estado de comatose...


A meditação ajuda-nos a mudar a relação com os nossos pensamentos, através da observação.
A não sentirmo-nos vitímas das tendências que nos podem fazer, por exemplo, ter um ataque descontrolado de raiva ou cair num estado depressivo, ou termos um ataque de pânico...

Através da meditação aprendemos a distanciar-nos e a separar-nos desse tipo de emoções negativas - essa distância é tudo o que precisamos para mudar a direção das nossas ações em momentos cruciais...

Aprendemos a não nos identificarmo-nos com essas tendências, esses pensamentos que nos condicionam e nos levam para lugares onde não queremos ir.
A meditação dá-nos esse novo poder - o poder de escolha!

Para além disso, ao meditarmos aprendemos a não nos identificarmos com esses estados que nos drenam a nossa energia: aumentamos o nosso poder de  concentração, ganhamos mais claridade mental,  mais energia e mais saúde!

Estudos provaram que apenas 5 minutos de meditação diários, têm mais tempo no seu dia devido ao facto da mente estar mais calma e focada.

Veja aqui informação sobre o próximo curso de meditação, onde aprenderá as técnicas simples da meditação, com explicação da teoria e prática de meditação guiada.
O curso é orientado por professores com mais de 15 anos de experiência e prática de meditação e yoga...                                                                               
 
            



 


Comments