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MITOS E QUESTÕES FREQUENTES

Muitos equívocos à volta do Yoga e da prática de Yoga, assustam desnecessariamente muitos principiantes.

A seguinte lista desmascara alguns desses mitos e dá-lhe a história real de modo que você pode adicionar o Yoga, com toda a confiança, ao seu dia-a-dia.


Yoga é só para pessoas de borracha.

  • Yoga é para todos e pode ser adaptado às suas necessidades individuais.
  • O Yoga não exige que você se transforme num contorcionista. 
  • Yoga teve a sua origem na Índia, mas é universalmente aplicável.
  • Além disso, muitas de suas práticas foram modificadas para atender às necessidades do estilo de vida moderno, adaptando-se ao estilo de vida actual. 
  • O Yoga é ainda recomendado por inúmeros médicos internacionalmente reconhecidos, em todo o mundo, devido ao seu grande poder regenerador.

Yoga é apenas um monte de exercícios sem sentido.

  • A imagem popular de Yoga como a ginástica é errada.
  • O exercício físico adequado é apenas uma parte do seu todo.
  • Além do mais, os exercícios estão longe de ser meramente físicos, mas são concebidos para uma tomada de atenção mais profunda do corpo, da mente e do nosso estado interior.
  • O Yoga ajuda, por isso, a desenvolver a atenção, concentração e consciência.

Yoga é só para pessoas fracas.

  • Yoga favorece uma abordagem suave, mas sem dúvida, que, os exercícios avançados exigem força e resistência. 
  • Muitos atletas usam Yoga para complementar as suas outras formas de exercício.

Não se pode ganhar força muscular através de Yoga.

  • Yoga tem uma série de exercícios que ajudam a reforçar os músculos – não só superficiais, mas músculos mais profundos – das suas costas, barriga, peito, braços, pernas.
  • Pode observar praticantes mais avançados, a sua força muscular e desenvolvimento podem surpreender! 
  • Além de melhorar a sua força, o Yoga pode ajudar a combater o stress e a manter o corpo numa boa forma física.

Yoga requer que você acredite em todos os tipos de idéias estranhas.

  • O Yoga é baseado em princípios universais, partilhados por muitos outros sistemas que têm uma perspectiva holística da vida.
  • A abordagem fundamental do Yoga defende que teste em si mesmo esses princípios e descubra se eles funcionam, ou não, para si.
  • Poderá sentir que eles são úteis ou não, mas não é necessário interessar-se pela psicologia e filosofia do Yoga para fazer a sua prática.

Pessoas com mais de 50 não podem aprender Yoga.

  • Yoga baseia-se em princípios universais, podendo ser praticado por todas as idades: algumas pessoas começaram a praticar com 70 e 80 anos.
  • Nunca é tarde demais para começar a praticar Yoga.

Yoga pode oferecer apenas um punhado de exercícios.

  • Yoga tem um vasto repertório de posturas de Yoga e apesar da sessão básica ter sido concebida para um equilíbrio perfeito entre corpo e mente.
  • Os professores estão constantemente a acrescentar novas variações sobre esses exercícios para uma harmonia perfeita do sistema interno e tornar a prática adequada para todos os praticantes.
  • Em caso de dúvida, pode pedir aconselhamento ao professor sobre a sua situação em particular.

Pode-se praticar uma vez por mês e alcançar bons resultados.

  • Tal como acontece com qualquer outro sistema, o resultado da sua prática é proporcional ao tempo,cuidado e dedicação que investir no Yoga: a prática regular de Yoga dá os melhores resultados, com a certeza de que um pequeno esforço traz um resultado duradouro.